Serviços / Ensaios Geotécnicos

Sondagens a Percussão

É um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:

  • A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  • A classificação dos solos de cada camada;
  • O nível do Lençol freático;
  • A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

Sondagens a Trado

Método de investigação que utilizamos o trado manual como instrumento de coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório. O trado funciona como um tipo de amostrador de solo, de baixa e média resistência, constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal.

Prova de carga estática

A prova de carga estática fundações é a técnica mais tradicional para determinar a capacidade de carga de estacas. Através de testes estáticos, é possível avaliar a eficiência suportada por esses elementos “in loco”. O principal dado obtido pela prova de carga estática fundações é verificado através do gráfico "carga x recalque" apresentado no relatório. O gráfico é essencial para saber qual o comportamento da fundação sob carregamentos estáticos crescentes.

Prova de carga sobre placa

É um ensaio que verifica a capacidade e estabilidade dos solos no que diz respeito ao suporte de cargas de determinada fundação. Para que essas informações sejam obtidas e conhecidas, são aplicadas cargas sobre determinada superfície do terreno que consistem em placas rígidas especializadas e é realizado o assentamento vertical resultante, ou seja, a penetração é medida, possibilitando a determinação de diversos aspectos, como grau de compactação do aterro ou solo.

Instrumentação Geotécnica Hidráulica (INA /Piezômetro)

Os indicadores de nível de água (INA) tem como função identificar a cota na qual o solo se encontra saturado, definindo assim o nível freático naquele ponto. Os medidores podem ser instalados aproveitando uma sondagem pré-existente ou através de uma sondagem à percussão com o trépano de lavagem. A leitura dos INAs é feita com um medidor de nível de água elétrico e deve ser realizada periodicamente, levando em consideração o afluxo de água decorrente da pluviosidade ou da quantidade de rejeito A função de um piezômetro é medir a poropressão no ponto do solo no qual foi instalado, sendo medida a cota piezométrica que é a soma da carga de elevação com a carga de pressão no ponto instalado. As cargas podem ser medidas em meios contínuos (solos), nos quais aplicam-se modelos clássicos regidos pelas leis de Darcy, ou em meios descontínuos (rochas), nos quais as descontinuidades fornecem o principal meio percolação de água.

PDA

Tem a finalidade de se conhecer de uma forma rápida e econômica a capacidade de carga das estacas. Objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ao mesmo tempo avalia a integridade das estacas e a eficiência dos sistemas de cravação, bem como otimiza o projeto de fundação evitando custos excessivos devido a comprimentos extras de estacas ou altos coeficientes de segurança. Detecta danos na estaca, indicando a extensão e a localização. É feito através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. Os sinais dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais “online”. Uma estaca é golpeada por um martelo, ondas resultantes do impacto se propagam ao longo da mesma.